26 de fevereiro de 2016

Conceito de Customização

Customização de roupas e acessórios

Hello!!! 

 A customização é um ato de transformar um objeto a fim de mudar sua aparência, tornando-o exclusivo e ao gosto pessoal. É uma forma de personalização, de deixá-lo único. A palavra foi criada para traduzir uma expressão em inglês – custom made - significa então sob medida.
De acordo com Palomino (2002) Tudo indica que essa proposta nasceu com o movimento hippie na década de 60, com o advento dos processos artesanais e o desenvolvimento de técnicas de tingimentos de tecidos, trabalhos com retalhos (patchwork) contribuindo para personalização das peças.
O conceito de customizar chegou ao Brasil nos anos 90, após a época do individualismo onde as pessoas buscavam diferentes formas de criar o seu próprio estilo.  Hoje a onda de customização pode ser aplicada a qualquer objeto, com o objetivo de torná-la especial, única e que tenha as características da pessoa que o faz.
Segundo Castilho (2004), o homem tem essa tendência de redesenhar o próprio corpo, em razão dessa eterna insatisfação com a própria aparência, mas graças a nossa segunda pele, onde podemos esconder ou evidenciar as possíveis imperfeições, a roupa colabora perfeitamente na construção de uma nova imagem mais próxima do que desejamos.
A customização pode expressar o emprego da criatividade, utilização de vários acessórios, tingimentos, aplicação de peças, desenhos, enfim, uma infinidade de formas de deixar o produto com a sua cara.
Se você tem uma blusa no seu armário que não usa mais, pode customizá-la, assim podendo reaproveitá-la. Faça um tingimento ou aplique alguns brilhos. Cortar as mangas ou fazer outro decote também pode ser uma opção. Basta definir o que você quer.
Objetos e espaços também podem ser customizados. Pegue aquele vaso velho e sem graça que você já guardou na garagem e faça umas aplicações de pedras e flores. Ele pode dar um toque especial em alguma parte da casa, e o melhor, combinar com a sua nova decoração.

Espero que tenham gostado: Deixe o seu comentário no nosso blog se vocês gostaram .